Quem nunca presenciou conflitos entre os departamentos de marketing e vendas que atire a primeira pedra! Infelizmente, são pouquíssimas as empresas que não enfrentam problemas entre esses dois setores tão importantes. É comum ouvirmos acusações do departamento de vendas, alegando que os leads recebidos são “frios”, e, em resposta, a equipe de marketing defende-se culpando-os pelo baixo nível de conversão desses leads.
O fato é que essas discussões e acusações prejudicam a qualidade dos relacionamentos e, consequentemente, impactam as vendas – e isso é inevitável! Ao longo do tempo, aprendi que apontar o dedo não melhora os resultados e que acreditar que o problema está no outro não promove a busca por soluções. Na prática, isso nos paralisa, fazendo com que invistamos 80% ou mais do nosso tempo de maneira pouco produtiva, reclamando nos corredores para aqueles que provavelmente concordarão com nosso ponto de vista sem contribuir com uma sugestão concreta e efetiva.
Dito isso, é fundamental enxergarmos que a cooperação entre os departamentos de marketing e vendas é essencial para o crescimento e sucesso de uma empresa. Ambos devem trabalhar juntos em prol de objetivos comuns, compartilhando informações e estratégias para otimizar os resultados. Apenas quando essa sinergia é alcançada, podemos superar as dificuldades e garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Por esse motivo, eu e mais 3 colegas experientes e com o mesmo tipo de vivência, criamos o SYMPER.
A proposta do Symper é gerar uma verdadeira simbiose entre os departamentos, utilizando tecnologia para gerar leads qualificados e ferramentas eficientes de gestão que promovam a clareza dos papéis e iniciativas para transformar leads em clientes potenciais.
Uma das etapas do nosso trabalho é realizar uma avaliação aprofundada do cenário e dos atores envolvidos para aplicar as ferramentas adequadas em cada caso. Entretanto, um fator é fundamental para o sucesso de qualquer empreitada, e é sobre isso que gostaria de refletir com você, leitor deste artigo: olhe ao seu redor e identifique algo que você tenha feito completamente sozinho, desde o insumo mais básico até o produto final, sem contar com a ajuda de ninguém. Encontrou pelo menos um exemplo? Precisamos trabalhar a mentalidade de que somos seres colaborativos e que nossa maior força reside justamente nessa capacidade de colaborar.
Vamos exercitar essa ideia!